Home » Beleza » Olheiras: conheça os tipos e os tratamentos

Blog Kleider Vargas -

26
outubro
2018
Sem comentários.

Olheiras: conheça os tipos e os tratamentos

Basta algumas noites mal dormidas para percebermos aquelas manchas de tom mais escurecido ao redor dos olhos, as famosas olheiras. Mas essa não é a única causa. Elas também podem ocorrer por fatores genéticos, perda de gordura subcutânea, alergias, vascularização superficial aparente e baixo fluxo sanguíneo local.

Até mesmo os alimentos contribuem: uma alimentação com alto consumo de  açúcar e sal torna a pálpebra mais inchada e deixa o pigmento depositado em maior evidência.

Assim como existem diversos fatores que contribuem para o aparecimento, também há diferentes tipos de olheiras, divididas em: pigmentadas, profundas, bolsas, flácidas e rugas. Compreender a particularidade de cada uma é essencial para definir o tratamento mais adequado.

Olheiras pigmentadas

Como tratar olheiras pigmentadas

Existem dois tipos de olheiras pigmentadas: as vasculares — mais arroxeadas devido ao excesso de retenção de líquidos e má circulação sanguínea, e as melânicas — olheiras castanhas por grande quantidade de melanina, fatores hormonais ou exposição solar em exagero.

A pigmentação extra encontrada na região ao redor dos olhos pode ocorrer em pessoas de pele mais escura ou em quem possui alguma alergia respiratória mais severa. Peeling químico e laser de CO2 fracionado são alguns procedimentos que podem ser utilizados para tratar a região e possibilitar o clareamento.

Peeling

peeling ajuda a manter a pele firme e elástica

O peeling ajuda a manter a pele firme e elástica.

O peeling promove a renovação celular, remove as células mortas e regenera o tecido da pele, melhorando aspecto e textura. Além de amenizar rugas, ajuda  a remover manchas, como as das olheiras. Existem diferentes níveis de peeling: superficial, médio e profundo e o ideal para cada necessidade será avaliado pelo profissional.

Laser de CO2 fracionado

A tecnologia do laser é a de um único raio dividido em outros micro raios que atingem a pele de maneira mais definida em regiões menores. O procedimento promove a produção de colágeno e elastina, suavizando a ação da melanina.

Olheiras profundas

Os sulcos mais profundos geralmente têm como causa os fatores genéticos, mas também podem ocorrer ou serem agravados devido ao emagrecimento excessivo e insônia. Um dos tratamentos mais indicados para esses casos é o preenchimento com ácido hialurônico. A substância auxilia na hidratação e na indução da formação do colágeno, o que contribui na firmeza desta área e na melhora do aspecto de escurecimento e sombra.

Preenchimento com ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma substância presente naturalmente no organismo. Quando a concentração dele começa a diminuir, é possível fazer seu preenchimento. A substância auxilia na hidratação e na indução da formação do colágeno, o que contribui na firmeza desta área e na melhora do aspecto de escurecimento e sombra.

Bolsas, rugas e flacidez

Rugas profundas dão aparência de cansaço ao rosto.

Com o passar dos anos, a pele da pálpebra tem a tendência em se apresentar mais flácida, o que contribui para o aparecimento das rugas e bolsas de gordura na pálpebra. Olheiras que apresentam esses sinais podem ser amenizadas com a aplicação de laser de CO2 fracionado ou peeling químico para a estimulação do colágeno local. No caso das bolsas, há a blefaroplastia. A cirurgia melhora a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou de ambas, proporcionando o rejuvenescimento da região dos olhos. Em certos casos, melhora também o aspecto funcional da região.

Blefaroplastia

É uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele e gordura das pálpebras ou bolsas abaixo dos olhos. O procedimento é simples, levando de 40 minutos a 2 horas e deixando cicatriz fina, praticamente imperceptível.

A área dos olhos é muito delicada e além dos fatores hereditários, os maus hábitos prejudicam e elevam o aparecimento das olheiras.  Por isso, é essencial manter cuidados para que a região permaneça sem manchas, rugas e bolsas.

Tem interesse em algum procedimento para o rejuvenescimento da região abaixo dos olhos? Entre em contato!

 

Dr. Kleider Vargas é o fundador e responsável técnico da Clínica Medeor – CRM-SC 10711.

Rua 300, nº 170 – Centro, Balneário Camboriú, SC

contato@kleidervargas.com.br

(47) 3360-8686

(47) 9 9999-0190


Comentários

Seja o primeiro a comentar isso!