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Blog Kleider Vargas -

21
dezembro
2017
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10 dicas para ter mais qualidade de vida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, que não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. Visando a qualidade de vida da população, a entidade faz algumas recomendações:

1. Alimentação
Prefira alimentos naturais; consuma verduras, frutas e legumes, pois são ricos em nutrientes; reduza a ingestão de alimentos gordurosos e com excesso de sal e açúcar.

2. Hidratação
Beba em média 2 litros de água por dia. Não espere sentir sede, pois a sede já é sinal que o corpo está começando a ficar desidratado.

3. Atividades físicas
Pratique regularmente. Esse hábito é prevenção e promoção da saúde.

4. Cabeça boa
Cultive pensamentos positivos; valorize as relações humanas.

5. Organize-se
Mantenha uma vida organizada (ambientes higienizados, vida financeira controlada e tarefas em dia) para ter tranquilidade.

6. Respeite o tempo e os limites
Não existe dietas ou exercícios milagrosos; a boa qualidade física vem com mudança de hábito, em longo prazo.

7. Cuidados com o Sol
Use sempre protetor solar e evite exposição prolongada ao Sol das 10h às 16h, quando há grande incidência dos raios ultravioletas.

8. Tempo para você
Dedique tempo para apreciar o colorido do céu; o sorriso das pessoas e o canto dos pássaros.

9. Postura corporal
Para uma qualidade de vida é fundamental disciplinar-se para manter a postura corporal adequada. Postura inadequada pode sobrecarregar algumas partes do corpo, ocasionando lesões. Para quem trabalha em pé, deve se atentar que quando necessário abaixar deve-se antes flexionar os joelhos. Em posição sentada, deve-se encostar totalmente as costas na cadeira e manter os dois pés apoiados no chão, sem cruzar as pernas.

10. Sono
Dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia. Dormir adequadamente evita irritações e aumenta a concentração.

A OMS também destaca alguns outros pontos para uma boa qualidade de vida: a redução do consumo de álcool; a prática de uma boa higiene corporal como forma de prevenção de doenças; atenção a vacinação em dia; a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis; o controle dos níveis de stress na vida pessoal e profissional; a garantia da segurança individual e grupal nas estradas.

Se atente a essas dicas e cuide da sua saúde, do seu bem-estar físico, mental e social!

 

 


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