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Blog Kleider Vargas -

22
maio
2018
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Importância da vitamina D para a saúde

A principal forma de produzir a vitamina D no organismo é por meio da exposição ao sol. O ideal seria tomar sol pelo menos 20 minutos por dia, das 10h às 16h, sem filtro solar ou qualquer outra proteção. Porém, nem todo mundo consegue fazer isso com facilidade, seja por falta de tempo ou até mesmo por não morar em uma cidade em que os dias de sol são frequentes.

Outra possibilidade de fonte da vitamina não tão conhecida, são os peixes gordurosos como salmão, cavala, atum e sardinha, cogumelos cultivados no sol e óleo de peixe.

Importância da vitamina D

O componente regula a quantidade de cálcio e fósforo no organismo. Ele é encarregada de deixar os ossos fortes e fornece força muscular, inclusive o coração.

Deficiência de vitamina D

A falta de vitamina D em nosso corpo está relacionada a diversas doenças. Nos adultos, os níveis baixos podem causar doença inflamatória intestinal, infecções bacterianas e virais, doenças cardiovasculares, osteoporose, entre outras.

Nas crianças, pode causar o raquitismo, situação em que existem deformidades ósseas. Há estudos que mostram que a deficiência deste componente em crianças também está associada à diabetes do tipo 1.

Mais de 50% das gestantes apresentam deficiência de vitamina D em graus variáveis. Há evidências de que a deficiência da vitamina D durante a gestação está associada ao aumento de risco de hipertensão arterial e o diabetes gestacional, bem como ao nascimento de bebês com baixo peso ou pequenos para a idade gestacional.

Sintomas

A falta de hábito de se expor ao sol, caminhar ao ar livre, usar roupas abertas, merece um alerta. A gripe ou resfriado constante, cansaço físico, alterações de humor e sono são alguns dos sintomas da possível falta no corpo. Alguns medicamentos interferem na absorção e utilização da vitamina D, como antiácidos, corticoides, laxativos e quimioterapia.

 


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