
O QUE É DERMOLIPECTOMIA DE BRAÇOS?
Também conhecida como a cirurgia plástica do “sinal de tchauzinho”, a dermolipectomia braquial, ou braquioplastia, tem como objetivo retirar o excesso de pele na porção do braço e proporcionar um contorno do braço mais natural e menos flácido.
O QUE CAUSA A FLACIDEZ NOS BRAÇOS?
Diversos fatores podem ocasionar a flacidez da parte posterior do braço: o afinamento da pele e a perda de elasticidade devido à idade; a constituição genética; ou alternâncias entre períodos de ganho e perda de peso, que geram o excesso de pele formado pelo alongamento durante o período do sobrepeso.
Por ser a pele posterior do braço relativamente fina, especialmente a da face interna, ela não se contrai o suficiente após a perda ponderal, o que acarreta em seu acúmulo. Dessa forma, o excesso de pele no local faz com que ocorra um movimento pendular, o conhecido “sinal do tchauzinho”, e gera muita insatisfação entre as mulheres e os homens.
O QUE VOCÊ PRECISA SABER
CIRURGIA
A cirurgia dura entre duas e três horas. O tempo de recuperação geralmente se dá entre duas a três semanas.
CICATRIZ
A cirurgia consiste em um corte na região inferior do braço, próxima à prega da axila. A cicatriz pode ficar aparente quando o paciente levantar os braços. Porém, o seu tamanho está relacionado com o volume a ser retirado e com a flacidez existente na região. É recomendado o uso de malha compressiva e drenagem linfática para evitar o alargamento da cicatriz.
ANESTESIA
Pode ser local com sedação ou mesmo geral, conforme a indicação do anestesiologista e a necessidade do cirurgião. A recuperação não costuma ser dolorosa.
TEMPO DE INTERNAÇÃO
O procedimento pode ser ambulatorial, em que a alta se dá no mesmo dia e, a depender da orientação médica, há recomendação para a permanência de 12 a 24 horas de internação.
VALE INFORMAR
A dermolipectomia não pode ser considerada como tratamento de obesidade ou como substituto de dietas, reeducação alimentares e exercícios físicos.