Otoplastoa

O QUE É A OTOPLASTIA?

A Otoplastia é indicada para pacientes que tem orelhas muito aparentes ou grandes, como as chamadas orelhas em abano. A cirurgia visa corrigir assimetrias de forma, tamanho, angulação, má formação de nascença, ou ainda orelhas que sofreram deformidades após traumatismo ocasionado por acidentes.

As orelhas em abano podem existir em graus mais leves até os mais graves. A indicação cirúrgica é baseada no grau de incômodo que cada paciente apresenta. Existem pessoas, por exemplo, com pequenas alterações e um grande incômodo. Esses graus são baseados na quantidade de alterações anatômicas presentes na orelha em questão.

O tratamento cirúrgico consiste basicamente na correção dessa região, com o reposicionamento da cartilagem da orelha, para aproximá-la ao crânio e por muitas vezes, remodelando suas curvas anatômicas naturais. Em alguns casos, é necessário raspar o seu excesso da cartilagem.

O processo cirúrgico é reparador e busca a harmonia estética. Pode ser realizado a partir dos seis anos de idade, período em que as crianças podem começar a ter constrangimentos na fase escolar. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Essa correção de deformidades pode beneficiar a aparência e a autoestima.

O tempo de recuperação dos pacientes que realizam a otoplastia, geralmente, não é muito longo. Apesar disso, os exercícios físicos e atividades pesadas devem ser evitados nas primeiras semanas após a cirurgia.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A OTOPLASTIA

CICATRIZ

É a mais imperceptível possível e normalmente está localizada na parte atrás da orelha. É importante que o paciente realize a troca de curativos corretamente, conforme a prescrição médica. A cicatrização é um processo individual.

ANESTESIA

Normalmente a anestesia é local, sem sedação.

TEMPO CIRÚRGICO

Possui duração de uma a duas horas. Os pacientes geralmente são liberados no mesmo dia do procedimento.

RECUPERAÇÃO

Após seis meses da cirurgia, é possível perceber de forma mais definitiva o que se esperava obter com o procedimento.