Rinoplastia

O nariz está localizado em posição central da face, o que representa uma das características mais marcantes no rosto de uma pessoa. Ele contribui para a função respiratória e também para a harmonia estética facial. Por isso, as mudanças proporcionadas pela cirurgia de rinoplastia podem ser impactantes na qualidade de vida do paciente que se submete ao procedimento, tanto na aparência externa, quanto na funcionalidade.

O QUE É A RINOPLASTIA?

A rinoplastia ou cirurgia do nariz pode ser somente estética, considerada no meio da cirurgia plástica como uma escultura, para aumentar ou diminuir o nariz e afinar as asas nasais. Pode estar associada ainda a correções funcionais, como o desvio de septo ou a hipertrofia de cornetos.

Todo nariz possui suas particularidades, o que torna a cirurgia diferente para cada paciente. Algumas pessoas, por exemplo, possuem o dorso elevado (“giba”), a ponta mais caída, entre outros. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face que deve

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A RINOPLASTIA

CICATRIZ

Em rinoplastia fechada pode não existir cicatriz aparente, uma vez que os cortes são feitos dentro do nariz. Em casos especiais, como, por exemplo, nas reduções das asas nasais, existem duas pequenas cicatrizes nas mesmas, praticamente imperceptíveis. No caso de rinoplastia aberta, a cicatriz fica na região inferior no nariz, entre as narinas (columela).

IDADE

Pode ser realizada quando o desenvolvimento facial do paciente já está concluído.

TEMPO CIRÚRGICO

Varia entre duas e três horas.