Toxina Botulínica

As rugas aparecem normalmente devido ao envelhecimento facial, idade, fator genético, exposição solar inadequada, má alimentação, poluição, estresse do dia-a-dia e tabagismo. Além disso, com o passar do tempo, hábitos como franzir a testa ao se expressar podem aumentar as linhas de expressão. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos – resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo.

O QUE É A TOXINA BOTULÍNICA?

Mais conhecida como Botox ®, a toxina botulínica é uma proteína produzida por uma bactéria — Clostridium botulinum. A substância provoca a diminuição da ação muscular e o relaxamento da região. A toxina tem subtipos do A ao G: seu uso em áreas médicas é apenas a do tipo A. É utilizada principalmente para amenizar rugas e linhas de expressão do rosto, como as rugas da testa, glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TOXINA BOTULÍNICA

COMO A TOXINA ATUA

Em pequenas doses injetadas nos grupos musculares desejados.

TEMPO

Em média o efeito da substância pode durar por quatro meses no músculo tratado. Com o tempo, o mesmo retorna a sua atividade natural.

MITOS SOBRE A TOXINA BOTULÍNICA

PARAR DE APLICAR TOXINA BOTULÍNICA PIORA AS RUGAS

As linhas de expressão apenas voltarão ao estado em que estavam antes da aplicação.

TOXINA BOTULÍNICA SERVE APENAS PARA SUAVIZAR RUGAS

As aplicações podem ter outras finalidades, como, por exemplo, minimizar a tensão muscular ou aliviar o excesso de suor (hiperidrose).

TOXINA BOTULÍNICA É APENAS PARA MULHERES

Cada vez mais os homens se preocupam com o cuidado pessoal e passam a optar por tratamentos estéticos. A toxina botulínica é um dos mais procurados, por ser um procedimento minimamente invasivo.

O MELHOR MOMENTO PARA APLICAR TOXINA BOTULÍNICA É QUANDO AS LINHAS SURGEM

O número de pessoas que realiza aplicações preventivas aumentou, portanto, isto não é uma regra. A toxina pode não só suavizar as linhas, como também tornar a aplicação mais efetiva no longo prazo.